Mesa
6 - Pirassununga
Plano
de Aula
Tema: Problemas
de contagem
Objetivo
geral:
Resolver problemas de contagem
Objetivos
específicos:
Ser capaz de realizar e compreender a resolução de
problemas de contagem, por meio de diagramas e tabela.
Justificativa:
Conforme o PCN (BRASIL, 1998, pg, 257).
“As
habilidades de descrever e analisar um grande número de dados, realizar
inferências
e fazer predições com base numa amostra de população, aplicar as ideias de
probabilidade e combinatória a fenômenos naturais e do cotidiano são aplicações
da Matemática em questões do mundo real que tiveram um crescimento muito grande
e se tornaram bastante complexas. Técnicas e raciocínios estatísticos e
probabilísticos são, sem dúvida, instrumentos tanto das ciências da Natureza
quanto das Ciências Humanas”.
Procedimentos
metodológicos:
Apresentar o enunciado:
Juliana tem 3 blusas nas cores verde, branca e rosa e 4
saias nas cores azul, amarela, preta e vermelha. Preencha o diagrama abaixo
combinando a cores das blusas com as cores das saias:
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Saia
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Saia
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Saia
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Blusa
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Blusa
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Blusa
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Em seguida responda: de quantas maneiras
diferentes ela poderá se vestir?
Pedir para que em duplas os alunos resolvam
a atividade acima. Em seguida cada dupla deverá explicar como fizeram para resolver essa situação socializando e
confrontando as ideias.
Depois de resolver o
problema inicial, lançar uma nova problematização:
Na soverteria “zero grau” existem 5 sabores de sorvete: morango, chocolate, creme, abacaxi e
uva e 4 tipos de cobertura: caramelo, morango, chocolate e chantilly. De
quantas maneiras diferentes podemos montar um sorvete contendo um sabor e uma
cobertura?
Pedir novamente para que em duplas os
alunos resolvam a atividade acima. Em seguida cada dupla deverá explicar como fizeram para resolver essa situação socializando e
confrontando as ideias.
Podemos ampliar o
repertório dos pequenos propondo novas situações tais como: Quantos sorvetes
podemos montar com dois sabores diferentes e uma cobertura? Propondo questões
como está pretende-se que os alunos percebam que se tornará mais prático usar a
multiplicarão das quantidades possíveis em cada etapa.
Recursos materiais:
Papel
quadriculado, lápis, borracha, régua e fichas.
Avaliação:
Se os alunos já resolveram
problemas de combinatória simples nas séries anteriores e já possuem um
repertório de estratégias que possibilite a você avaliá-los pelo uso de outras
estratégias que envolva a multiplicação, proponha outros problemas como esse e
discuta com eles a pertinência delas para solucionar problemas de combinatória.
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