Páginas

domingo, 5 de maio de 2013


Mesa 6 - Pirassununga
Plano de Aula
Tema: Problemas de contagem
Objetivo geral:
Resolver problemas de contagem
Objetivos específicos:
Ser capaz de realizar e compreender a resolução de problemas de contagem, por meio de diagramas e tabela.
Justificativa:
Conforme o PCN (BRASIL, 1998, pg, 257).
“As habilidades de descrever e analisar um grande número de dados, realizar
inferências e fazer predições com base numa amostra de população, aplicar as ideias de probabilidade e combinatória a fenômenos naturais e do cotidiano são aplicações da Matemática em questões do mundo real que tiveram um crescimento muito grande e se tornaram bastante complexas. Técnicas e raciocínios estatísticos e probabilísticos são, sem dúvida, instrumentos tanto das ciências da Natureza quanto das Ciências Humanas”.

Procedimentos metodológicos:
Apresentar o enunciado:
Juliana tem 3 blusas nas cores verde, branca e rosa e 4 saias nas cores azul, amarela, preta e vermelha. Preencha o diagrama abaixo combinando a cores das blusas com as cores das saias:


Saia



Saia



Saia






















Blusa



Blusa



Blusa




















































 Em seguida responda: de quantas maneiras diferentes ela poderá se vestir?
Pedir para que em duplas os alunos resolvam a atividade acima. Em seguida cada dupla deverá explicar como fizeram para resolver essa situação socializando e confrontando as ideias.
Depois de resolver o problema inicial, lançar uma nova problematização:
Na soverteria “zero grau” existem 5 sabores de sorvete: morango, chocolate, creme, abacaxi e uva e 4 tipos de cobertura: caramelo, morango, chocolate e chantilly. De quantas maneiras diferentes podemos montar um sorvete contendo um sabor e uma cobertura?
Pedir novamente para que em duplas os alunos resolvam a atividade acima. Em seguida cada dupla deverá explicar como fizeram para resolver essa situação socializando e confrontando as ideias.
Podemos ampliar o repertório dos pequenos propondo novas situações tais como: Quantos sorvetes podemos montar com dois sabores diferentes e uma cobertura? Propondo questões como está pretende-se que os alunos percebam que se tornará mais prático usar a multiplicarão das quantidades possíveis em cada etapa.
 Recursos materiais:
Papel quadriculado, lápis, borracha, régua e fichas.
Avaliação:
Se os alunos já resolveram problemas de combinatória simples nas séries anteriores e já possuem um repertório de estratégias que possibilite a você avaliá-los pelo uso de outras estratégias que envolva a multiplicação, proponha outros problemas como esse e discuta com eles a pertinência delas para solucionar problemas de combinatória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário